sábado, 30 de junho de 2012

Grandes times, grandes craques do Cruzeiro

Postado por @93RAbarbosa Ás 01:15

O Zé!

José Carlos Bernardo, o Zé Carlos, nasceu em Juiz de Fora no dia 28 de abril de 1945. Atuou pelo Cruzeiro entre 1965 a 1977, tornando-se o jogador que mais vezes jogou com o manto celeste, ao todo foram 619 jogos marcando 83 gols.



Entre o final dos anos 60 e inicio dos anos 70, dividiu as atenções no time com outros grandes craques celestes, simplesmente, Piazza, Tostão, Dirceu Lopes e Raul Plassmann. Juntos conquistaram inúmeros títulos, nos quais se destacam a Taça Brasil (1966), a Taça Libertadores da América (1976) e nove campeonatos mineiros.

Foi um jogador habilidoso que antevia as jogadas e executava passas e lançamentos preciosos além de se destacar por suas cobranças de faltas e finalizações a gol. Mas durante seus três primeiros anos no Cruzeiro, revezou no meio de campo celeste com os então titulares Piazza, Tostão e Dirceu Lopes, até que em 1969, o então técnico celeste, Gérson dos Santos, lançou o sistema que chamava de “quadrado” no qual os quatro passaram a atuar juntos com Tostão atuando no ataque.

Atuou também pelo Guarani onde conquistou o único título brasileiro da história do Bugre, atuou também pelo Bahia, Botafogo, Uberaba, Mogi Mirim e Villa Nova, clube onde encerrou sua carreira, em 1983 aos 38 anos.

Desde então se arriscou na carreira de técnico, no qual comandou o Guarani, mas acabou sendo substituído pelo seu ex-técnico e também campeão brasileiro pelo bugra, Carlos Alberto Silva. Depois foi para o Mogi Mirim onde durante seis meses foi técnico e jogador. Comandou também o Avaí, Criciúma e Botafogo, os desconhecidos Blumenaou e Marcílio além dos árabes El Rahed e Jabalen. Encerrou sua carreira de técnico em 1996 e desde então atua nas categorias de base de times mineiros.



Por Rafael Barbosa ( @93RAbarbosa )
Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2Eqz8xgbc