domingo, 24 de junho de 2012

Grandes times, grandes craques do Cruzeiro

Postado por @MarkimViny Ás 02:23
O dono do primeiro gol: Nani

Os primeiros gols da história do Cruzeiro saiu no dia 3 de abril de 1921 contra um combinado do Villa Nova e Palmeiras, time de Nova Lima, no extinto estádio do Prado Mineiro em Belo Horizonte. A equipe celeste, na época Palestra Itália, venceu por 2x0 e os gols, os primeiros da história do clube, foram marcados por João Lazzarotti, o Nani.


Nani nasceu em Gênova na Itália, em 1898 e mudou-se com a família para Belo Horizonte em 1902. Seu nome era Giovanni Lazzarotto, mas assim como a maioria dos imigrantes teve que abrasileirar o seu nome, passando a se chamar João Lazzarotti, durante a repressão do governo de Epitácio Pessoa, no Brasil.


O atacante Nani é o terceiro jogador da esquerda para a direta (usando chapéu de pescador). A foto é do amistoso que inaugurou oficialmente o estádio do Barro Preto, em 23 de setembro de 1923, em que o Cruzeiro reforçado de três jogadores da Seleção Brasileira, que pertenciam ao Palmeiras-SP, empatou em 3 a 3 com o Flamengo-RJ



Nani começou sua carreira em 1915 defendendo as cores do Yale e foi um dos 13 jogadores italianos que saíram do Yale e foram jogar no Cruzeiro, de um total de 16 desportistas. Onde fez parte da primeira equipe e como dito, foi o autor dos primeiros gols da história do clube celeste.

Os dois gols de Nani, sendo o segundo de falta marcado aos 16 min do primeiro tempo, não foram apenas os primeiros da história, como também marcou o inicio de uma era de grandes conquistas e de grandes artilheiros que passaram pelo clube, sendo ele o primeiro goleador.

Jogou pelo Cruzeiro até 1927, onde foram registrados 37 partidas e 17 gols marcados pelo atacante (Os jornais da época pouco registravam sobre as partidas e os autores dos
gols). Após sair da equipe celeste, foi defender as cores do extinto Grêmio, do bairro do Prado. Onde aposentou a chuteira a pedido de sua mãe, dona Vitória, que era atleticana e ficava desesperada ao ver seu filho marcar gols no seu time.

Por Rafael Barbosa ( @93RABarbosa )

#AvanteCruzeiro

Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2Eqz8xgbc